A gestão de aeronavegabilidade continuada pode ser entendida como o conjunto de processos e ações para planejar, organizar, dirigir e controlar recursos (como pessoas, finanças, materiais e tempo) para manter a aeronave de acordo com o projeto de tipo e em condições seguras de operação. Isso envolve implementar estratégias e garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz.
Apesar de não ser uma prática proibida pela Anac, a possibilidade de regulação e certificação de organizações de gestão de aeronavegabilidade continuada (Continuing Airworthiness Management Organisations - CAMO) se encontra sob avaliação. A regulamentação da prática pode vir a trazer ganhos de qualidade e segurança operacional para o mercado da aviação civil, a exemplo do emprego dessa iniciativa por outras autoridades de aviação civil no mundo.
Esta pesquisa tem o objetivo de coletar informações para proposta de estudo regulamentar sobre a gestão de aeronavegabilidade continuada de aeronaves ou frota, conduzido pelo Grupo de Trabalho tratado pela Portaria nº 17.655, de 12 de agosto de 2025, processo administrativo SEI nº 00058.073319/2022-11.
Nesse sentido, gostaríamos de contar com a sua ajuda para que possamos reunir o maior volume de informações para refletir as necessidades e percepções dos operadores aéreos e possíveis organizações CAMO.
Esses dados não serão usados para além do objetivo da pesquisa, que é coletar informações para o estudo sobre gestão de aeronavegabilidade continuada, com seu tratamento regido pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.
Consideramos muito importante a sua participação para esta iniciativa. Solicitamos, por gentileza, responder a este formulário até o dia 15/10/2025.