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Tomada de subsídios sobre gravadores de voo

A ANAC está realizando estudos para avaliar a viabilidade de alteração de regras de gravadores de voo para aeronaves da aviação geral (RBAC 91).

O objetivo desta pesquisa é principalmente colher informações sobre os custos relacionados, mas também são considerados outros aspectos que contribuem para a manutenção do nível de segurança.

O questionário pode ser preenchido sem identificação e não requer chave de acesso (resposta única). Todas as informações cadastradas serão utilizadas apenas para fins estatísticos como complemento da análise de impacto regulatório para o apoio na tomada de decisão.

As perguntas foram customizadas de acordo com o público-alvo (proprietário ou operador, piloto, organizações de manutenção, fabricantes de aeronaves, associações e órgãos de classe e outros). Selecione todas as categorias que lhe interessa responder para exibir as perguntas referentes ao grupo.

Apenas as perguntas sinalizadas com * são obrigatórias, mas todas as contribuições são bem-vindas.

Caso sinta falta de algum aspecto não abordado no questionário, existe um campo livre no final que permite, inclusive, o carregamento de arquivos.

Caso seja tomada a decisão por alteração da regra, está prevista a realização de consulta pública para a proposta em momento posterior.

Identificação (opcional) e Qualificação
Caso queira, preencha seus dados de identificação abaixo. A identificação é opcional, mas permitirá que a ANAC entre em contato caso seja necessário elucidar alguma resposta ou pedir informações adicionais.
(This question is mandatory)
Quais grupos melhor definem sua atuação?
Quais modelos de aeronave você opera?
Utilize a designação formal do Fabricante / Modelo. Por exemplo, refira-se a Piper PA-34-220T ao invés de "Sêneca".
Perguntas destinadas a operadores e pilotos de aeronaves
A(s) aeronaves operadas ou pilotadas por você possui(em) algum gravador de dados de voo (FDR) instalado? Se sim, pedimos gentilmente que informe o fabricante do gravador, modelo e demais informações da plaqueta ou etiqueta de identificação.

FDR - Flight Data Recorder

Você tem conhecimento se existe uma configuração aprovada para instalação de gravador de dados de voo (FDR) na(s) aeronave(s) que opera? Se sim e souber o custo, informar abaixo nos comentários.

FDR - Flight Data Recorder

A(s) aeronaves operadas ou pilotadas por você possui(em) algum gravador de voz (CVR) na cabine instalado? Se sim, pedimos gentilmente que informe o fabricante do gravador, modelo e demais informações da plaqueta ou etiqueta de identificação.

CVR - Cockpit Voice Recorder

Você tem conhecimento se existe uma configuração aprovada para instalação de gravador de voz na cabine (CVR) na(s) aeronave(s) que opera? Se sim e souber o custo, informar abaixo nos comentários.

CVR - Cockpit Voice Recorder

Para que a ANAC possa avaliar os impactos sobre mudanças de regra em gravadores, é importante tomar conhecimento do custo operacional médio e da situação na qual a aeronave se enquadra em relação ao ano de fabricação e quantidade de passageiros. Qual a utilização média e o custo operacional médio da(s) aeronaves(s) operadas/pilotadas por você? Por favor informe também o ano de fabricação e a capacidade para passageiros.

Importante: As informações prestadas serão utilizadas para fins estatísticos, para avaliação do custo operacional conforme tipo e porte da aeronave. Nenhuma informação de custo atrelada ao seu nome ou sua empresa será mantida pública.

Notas:

1) Considere como custos fixos os relacionados a manutenção, hangaragem, seguros, taxas e etc. Como custos variáveis deve ser considerado o custo de combustível, contratação de tripulação se não for um custo e fixo e demais gastos relevantes para a operação da aeronave.

2) Uma das variáveis que pode afetar o custo médio operacional pode ser devido aos efeitos da pandemia de COVID-19. Caso o custo médio operacional tenha sido significativamente afetado pelos efeitos da pandemia, corrigir para um cálculo sem pandemia.

3) Caso opere múltiplas aeronaves do mesmo modelo, informe o ano de fabricação da aeronave mais nova e a maior capacidade de passageiros dentre as aeronaves que opera daquele modelo.

4) Para custos em moeda estrangeira, por favor converta para reais utilizando a taxa de 5,00 BRL/USD.

Gravadores leves de imagem e voz

Com avanços na tecnologia de gravação de imagem, com câmeras e dispositivos de memória cada vez mais compactos, novos tipos de gravadores leves se tornaram disponíveis no mercado, permitindo a gravação de áudio e vídeo na cabine, monitorando painéis de instrumentos e comandos.

Tais gravadores leves possuem boa resistência a impacto em acidentes de baixa e média energia, além de custo e peso muito inferiores aos gravadores de voz e de dados de voo convencionais, que são projetados para suportar impactos muito mais severos.

Considerando os ganhos esperados na investigação de acidentes em aeronaves que hoje não precisam ser equipadas com gravadores de dados de voo ou nem mesmo de voz da cabine, a ANAC avalia a possibilidade de inclusão de requisitos para esse tipo de gravador. As perguntas abaixo buscam avaliar o impacto regulatório associado a eventuais novos requisitos, incluindo aspectos de privacidade.

Você pilota ou já pilotou aeronaves que possuíam gravadores de voz (CVR) ou de dados de voo (FDR) instalados? Houve alguma situação em que os dados gravados foram utilizados (tais como investigação de acidentes ou incidentes, programas como Flight Operations Quality Assurance - FOQA, PAADV etc.)? Se os dados foram utilizados, favor detalhar no campo de comentários.

FDR - Flight Data Recorder

CVR - Cockpit Voice Recorder

PAADV - Programa de Acompanhamento e Análise de Dados de Voo

Qual sua percepção sobre a utilização de dados de voo e voz gravados em aeronaves? Por favor complemente com os comentários que considerar importantes.
Deixe seus comentários a respeito dos aspectos de preservação da privacidade da tripulação acerca dos dados gravados.

A Agência da União Europeia para Segurança da Aviação (EASA) incluiu regras para gravadores leves para certas operações e incluiu requisito prevendo função para que o comandante ou piloto em comando possa modificar as configuração de gravações de áudio e imagem realizadas antes da utilização daquela função para que não possam ser acessadas técnicas normais de reprodução ou cópia. Em material orientativo, explicou que tal função é destinada à preservação da privacidade da tripulação, impedindo o acesso aos dados gravados de formas usuais, mas ainda permitiria seu acesso pela autoridade investigadora de segurança ou pelo fabricante do gravador utilizando técnicas especiais.

 

Qual sua opinião a respeito desse requisito? Fique a vontade para comentar.

Os requisitos da regulamentação EASA acima constam na COMMISSION REGULATION (EU) No 965/2012, nos itens CAT.IDE.A.191(e), CAT.IDE.H.191(e), SPO.IDE.A.146(e) e SPO.IDE.H.146(e). Essa regulamentação e os Guidance Materials associados podem ser consultados no endereço https://www.easa.europa.eu/document-library/easy-access-rules/easy-access-rules-air-operations.
Custos de instalação de gravadores

Para que a ANAC possa avaliar o impacto de alterações em requisitos, é importante conhecer os custos associados à instalação de gravadores. A pergunta abaixo busca estimar esses custos.

É sabido que os custos de uma alteração de projeto são muito dependentes do modelo de aeronave, da sua configuração prévia (PRE MOD), dos sensores a serem instalados e dos gravadores necessários. Assim, esperam-se respostas com estimativas de custo, ou custos de casos concretos anteriores.

Qual a estimativa de custo relacionados ao projeto, aprovação, aquisição de equipamentos e instalação de gravadores de dados (FDR) ou de voz (CVR)? Preencha somente as informações que possuir.

Coloque os valores em reais (BRL), caso possua os valores em dólares americanos (USD), converta para BRL na taxa de 5,00 BRL/USD.

Siglas:

FDR - Flight Data Recorder

CVR - Cockpit Voice Recorder

Gravador de voz de cabine (CVR) tradicional, custo do equipamento, componentes, materiais, projeto da modificação e sua aprovação
Gravador de voz de cabine (CVR) tradicional, custo da instalação em Organização de Manutenção certificada
Gravador de Dados de Voo (FDR) tradicional, custo do equipamento, componentes, materiais, projeto da modificação e sua aprovação (sem sensores adicionais)
Gravador de Dados de Voo (FDR) tradicional, custo da instalação em Organização de Manutenção certificada (sem sensores adicionais)
Sensor adicional requerido quando a fonte de informação não está disponível, custo médio por sensor, materiais, projeto da modificação, sua aprovação e instalação em Organização de Manutenção certificada
Gravador leve de imagem e voz (lightweight recorder), custo do equipamento, componentes, materiais, projeto da modificação e sua aprovação
Gravador leve de imagem e voz (lightweight recorder), custo da instalação em Organização de Manutenção certificada
Perguntas adicionais para fabricantes
Dos modelos produzidos por sua empresa, quais possuem gravadores de dados ou voz instalados de fábrica ou como opção de campo? Favor detalhar quais modelos se enquadram em cada situação no campo de comentários de cada opção.
Você possui conhecimento de alguma Autoridade de Aviação Civil (AAC) que tenha exigido a instalação de um gravador ou a alteração do sistema para gravar mais dados para algum modelo produzido por sua empresa? Favor detalhar no campo de comentários, especificando o modelo, a exigência e o país da AAC.
Algum modelo produzido por sua empresa recebeu isenção em alguma Autoridade de Aviação Civil (AAC) relacionada a gravadores de voz de cabine (CVR) ou de dados de voo (FDR)? Favor detalhar nos comentários.
Pergunta adicional para organizações de manutenção
Sua organização de manutenção possui experiência com instalação de gravadores de dados de voo (FDR) ou de voz de cabine (CVR), ou ainda com a modificação de sistemas de FDR ou CVR existentes? Favor detalhar nos comentários as dificuldades e particularidades desse tipo de instalação.
Comentários livres sobre o tema
Fique a vontade para expressar quaisquer comentários sobre o tema desta tomada de subsídios, tais como, problemas regulatórios existentes, dificuldades, custos, oportunidades de melhoria, alternativas de ação propostas, etc.
Caso queira anexar algum arquivo para auxiliar na motivação de uma resposta anterior, ou para auxiliar no seu posicionamento nesta tomada de subsídio, por favor anexe a seguir. Somente arquivos em PDF podem ser enviados.